sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PIP - Plano de Intervenção Pedagógica

  • "Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social." (Revista Nova Escola - Edição Especial/Janeiro 2010.)

Baseando-se nessa frase a E. M. "Emílio de Vasconcelos Costa", construiu o seu Plano de Intervenção Pedagógica/2010, focando na leitura e na escrita, pois ler e escrever é:

  • Objetivo específico de todas as atividades escolares;
  • Um desafio para todos da escola;
  • Compromisso do professor alfabetizador em todas as disciplinas.

Pensando em se trabalhar com todos os recursos disponíveis na escola, o livro didático passa a ser visto de forma diferente para que ele se torne uma ferramenta de trabalho do professor e do aluno no desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.

É necessário redimensionar nossas práticas e ressignificar o uso do livro didático no trabalho com a leitura e a escrita e lembrar que : "a pior forma de uso do livro didático é aquela em que o professor perde autonomia e abandona seu próprio objeto de ensino em favor daquele livro, executando com seus alunos as instruções do autor de fio a pavio."

Todo esse trabalho em sala de aula visa o desenvolvimento da competência leitora e escritora em todos os alunos, e as práticas pedagógicas diferenciadas nos ajudam a alcançar esses objetivos.
LEITURA: individual, em grupo, dirigida, dialogada, autônoma, interrompida e compartilhada.

PRODUÇÃO ESCRITA: espontânea, coletiva, dirigida, autônoma, e individual.

Assim, com um trabalho bem estruturado e tendo o livro didático como um grande aliado, os alunos desenvolverão hábitos de leitura para que:
- criem intimidade com o livro;
- tenham comportamento ativo;
- atribuam sentidos;
- construam significados e,
- atendam um objetivo que deve estar presente para o leitor: LER PARA QUÊ?

Agora vejam o que já fizemos para desenvolver a competência leitora e escritora em nossos alunos.

Confecção do Jornal Mural "Emílio em foco."


Trabalho com história em quadrinhos para o estudo de legendas e balões

Confecção de personagens do folclore usando dobraduras



Os professores de apoio também dão sua contribuição...
Hora do conto com a auxiliar de biblioteca


Educação física trabalhando a psicomotricidade para auxiliar o professor em sala de aula


2 comentários:

  1. parabens
    professor: willington voiron
    Escola Estadual Antônio Duarte sobrinho
    Campanário MG

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela saudação e não deixe de acompanhar nosso blog, sempre temos muitas novidades...!

    ResponderExcluir