sábado, 11 de setembro de 2010

Projeto Interdisciplinar - Museu de Artes e Ofícios

Trabalhando a interdisciplinaridade, as professoras Cida (Língua Portuguesa), Valéria (Matemática) e Aparecida (Ciências), construíram o projeto "Somando Saberes", que teve como culminância a visita ao Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte.



PROJETO INTERDISCIPLINAR “SOMANDO OS SABERES”

Escola Municipal "Emílio de Vasconcelos Costa"
Atividade proposta: excursão ao Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte
Data: 31 de agosto de 2010
Alunos atendidos: PAV II 1º período e 6º ano
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática



 









JUSTIFICATIVA
.A escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagens que permaneçam por toda a vida.
.O acesso aos bens culturais é meio de sensibilização pessoal que possibilita ao sujeito apropriar-se de múltiplas linguagens, tornando-o mais aberto para a relação com o outro, favorecendo a percepção de identidade e de alteridade.
.O museu, nessa direção, passa a ser um local de trocas e vivências, pois o acesso aos bens culturais é um direito de todas as pessoas e por meio desse conhecimento é possível ampliar os olhares e saberes que permitem uma melhor compreensão de si mesmos, do ambiente e do patrimônio cultural sob muitos aspectos.
.Ir a museus e exposições não é simplesmente um ato "ilustrativo" do conteúdo dado em sala de aula.Museus são locais com grande potencial educativo, onde é possível ter contato com obras de arte originais, além de uma verdadeira noção do que é patrimônio histórico e cultural.
.O Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 53 garante que a criança e o adolescente possuem direitos à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer com vistas ao seu pleno desenvolvimento pessoal e social. Além disso, o artigo 58 grafa a importância de serem respeitados os valores tanto culturais, como artísticos e também históricos durante todo o processo educacional de crianças e adolescentes. E dessa forma, garantir a eles a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.
.Ainda pensando no acesso dos educandos aos espaços culturais, o ECA em seu artigo 59 salienta que os municípios, com o auxilio da União, deverão estimular e facilitar recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer. Sendo a escola responsável por organizar, sugerir e viabilizar o contato de seus alunos com programações culturais fora do ambiente da instituição.
.Tem-se, em várias escolas e comunidades, a visão de que o mais importante é trabalhar conteúdos escolares, esquecendo-se da formação humana, dos valores morais que um sujeito deve ter, das questões de cidadania. A proposta da nossa escola e SME diferencia-se dessa maneira de conceber e, por isso, torna-se viável um trabalho como o sugerido neste projeto.
. Há, portanto, possibilidade de trabalho interdisciplinar, forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo; a excursão apresenta-se como uma maneira de se ajustar as necessidades da educação, nesse sentido, pois para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências, português e até mesmo da matemática, bem como de muitas outras disciplinas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A visita ao Museu de Artes e Ofícios, auxiliará o professor a levar o aluno a:
.Desenvolver e aumentar o vocabulário com o contato com novas palavras e significados.
Exemplo:
Na trilha do comércio, além de compreender a importância da figura do caixeiro-viajante para o desenvolvimento do comércio e como inspiração de contos e crônicas da literatura brasileira, ampliar-se-á o conhecimento, ao incorporar ao vocabulário outros nomes utilizados para nomear tal profissão.
.Relacionar a profissão citada acima com as da atualidade, refletir sobre a existência ou não desse profissional na comunidade, analisar semelhanças e diferenças quanto à forma de atuação.
.Perceber o uso constante da classe dos substantivos, visto que, os nomes de objetos, utensílios, máquinas, móveis, ofícios, profissões pertencem a essa classe.
.Perceber o emprego do adjetivo na caracterização dos objetos, lugares, etc.
.Compreender ao observar com atenção um objeto ou após explicações dos monitores: o que é, como é, para que serve, como funciona, colocando em evidência os conhecimentos sobre o tipo descritivo e a descrição de processo (gênero que explica como funciona determinado aparelho ou objeto, como se monta algo, como se constrói, forma de fazer: manuais de instrução).
.Refletir sobre o tipo de instrução citada acima; forma como era transmitida na época dos objetos analisados: escrito? Oral? Por quê?
.Estimular a criatividade e a expressão.
.Desenvolver a capacidade de entendimento da linguagem discursiva, realizada pelos monitores do museu ou a capacidade de interação, caso o monitor trabalhe uma discussão dirigida, construída no diálogo entre ele e os alunos e analisar a variedade linguística empregada.
.Ampliar os conhecimentos sobre um importante ambiente, no qual se desenvolveram muitas das principais narrativas literárias brasileiras: as fazendas, seus utensílios, móveis, moradores, produtos, etc.

















OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE CIÊNCIAS - Trilha da Energia
.Desenvolver o interesse dos alunos para os diversos tipos de energia existentes no planeta.
.Reconhecer a energia elétrica como principal fonte no Brasil e suas utilidades no dia-a-dia.
.Ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o caminho percorrido pela energia elétrica desde o início da sua história até os dias de hoje.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE MATEMÁTICA - Comércio, trabalhando a geometria
.Perceber semelhanças e diferenças entre objetos, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.
.Perceber a relação entre a arte e os elementos geométricos; 
.Diferenciar formas geométricas planas e identificá-las pelos seus nomes – retângulos; linhas curvas e linhas retas.



MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS
O Museu de Artes e Ofícios – MAO – é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.
Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez, o MAO revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas.
O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo ao trabalhador. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos , de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação, pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade, que, cada vez mais, se consolida como espaço destinado a eventos e manifestações culturais. 

6 comentários:

  1. Os méritos pelo êxito do trabalho se devem aos professores, alunos e também à direção da escola, pois como já disse anteriormente, se esta não tivesse acreditado no trabalho dos docentes e os apoiasse, nada disso teria sido possível.
    Abraços,
    Cida

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  2. Vestir a camisa é acreditar que a equipe é capaz. Assim o trabalho se torna prazeroso e gratificante para quem é direito: nossos alunos.

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  3. Vestir a camisa é acreditar que a equipe é capaz. Só assim a aprendizagem se tornará prazerosa e gratificante para quem é de direito: nossos alunos.

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  4. olás!!
    Ficamos muito felizes ao encontrar o blog de vocês estamos criando uma rede de blogs que falem sobre as experiências no museu de artes e oficios, continue a conversar conosco, visite nosso blog também, sejam nossos parceiros...

    Projeto tematizando artes e oficios..
    Temos programado para o mês de outubro oficinas sobre patrimônio e educação...contamos com vc's...

    http://tematizandoomuseudearteseoficios.blogspot.com/

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  5. Que bom contar com parceiros como vocês. Com certeza trocaremos figurinhas!!!
    Abraços, Claudilene

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  6. Parabéns pela iniciativa. Adorei a ideia do projeto e a execução. Estou copiando e adaptando o projeto para a escola que trabalho.

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