quinta-feira, 11 de setembro de 2014

FOLCLORE


  Quando falamos em folclore, pensamos logo nos personagens da nossa cultura popular: Saci Pererê, Curupira, Iara, Mula sem cabeça, e outros. Mas a definição da palavra, que é a junção dos termos em inglês folk (povo) e lore (conhecimento) abrange diversas formas de criações culturais: lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, brincadeiras, festas, dialetos.
    O folclore é importante na história de todos os povos, pois, por meio desse conjunto, pode-se conhecer a antiga cultura e preservar os costumes. No Brasil, essas tradições são ricas e diversificadas, uma vez que o país é bastante extenso e foi colonizado por uma mistura de povos. 
    O interesse pelo folclore do país nasceu na segunda metade do século XIX. Mas foi na década de 1950 que houve um grande alvoroço e diversos estudos sobre o tema.



Os alunos do 5º ano da professora Soraia realizaram pesquisas sobre o tema, e após esses estudos, mostraram o resultado dos trabalhos em sala de aula. Murais muito criativos e explicações, mostrando a diversidade de nossa cultura popular.















Nenhum comentário:

Postar um comentário