sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Caderno POP

Em setembo de 2010, no congresso da FDG (Fundação de Desenvolvimento Gerencial), pedagogos e diretores da rede municipal de educação de Caetanópolis, presenciaram a apresentação de várias escolas assistidas por essa fundação. Das novas práticas de gestão apresentadas, uma já foi implantada na E. M. "Emílio de Vasconcelos Costa", o POP (Procedimento Operacional Padrão). 

POP – PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

A padronização é um conjunto de atividades sistemáticas para estabelecer, utilizar e avaliar padrões quanto ao seu cumprimento, à sua adequação e aos seus efeitos sobre os resultados na escola por meio do registro das boas práticas, buscando simplificar e organizar a vida das pessoas, sem tolher a criatividade.

O POP (Procedimento Operacional Padrão) é o instrumento utilizado para se registrar as práticas de sucesso. Assim, à medida que a escola melhora e inova seus processos, os padrões deverão ser alterados, acompanhando a melhoria contínua da escola.


Assim, foi criado o CADERNO POP, onde estão todas as atividades já padronizadas por nossa escola:
  • Jornal Mural;
  • Hora do conto;
  • Projeto Novo Mundo;
  • Textos de intervenção;
  • Portfólio;
  • Projeto Onde está a escrita?;
  • Avaliação Institucional;
  • Momento cívico e de reflexão;
  • Líderes de turma;
  • Simuado interno anual;
  • Perfil de classe.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dia da consciência negra


História do Dia Nacional da Consciência Negra



Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

E nossa escola valorizou essa data e a cultura do povo africano com apresentações, cartazes e destaque especial no Jornal Mural do mês de novembro.

 


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Boas ideias

Depois de colocado em prática o projeto "Onde está a escrita?", continua rendendo boas ideias. As professoras  e os pedagogos esbanjam criatividade e estão trabalhado a leitura e a escrita de uma forma bem prazerosa para os alunos. 
Painel de mensagens trocadas

Sacolinha de sonhos  - 1º ano









Baú de leitura - 5º ano











Livrão - 2º ano








 

Maleta mágica - Educação Infantil










 Nossas ideias - 4º ano












 
Sacola criativa - 3º ano

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Onde está a escrita? II

A professora do 5º ano, Karen Poliana, também aderiu a este belo projeto. Vejam como ela o desenvolveu:

Onde Está a Escrita - Como usar os gêneros para melhorar a leitura e a escrita

Turma: 5º ano
Profesora: Karen Poliana
Pedagogo: Rafael Araújo

Objetivos:
- Identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais: editorial, notícias e reportagens.
- Conhecer a organização de alguns jornais.
- Diferenciar reportagens de outros gêneros encontrados nos jornais.
- Localizar as informações principais numa reportagem.  
- Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem.
- Destacar as diferentes vozes numa reportagem.
- Reconhecer as diferentes características de cada gênero textual, sua forma padrão, características, momento de uso, linguagem, intenção, objetivos, e assim por diante.

Conteúdos específicos:
- Diferentes gêneros presentes no jornal e no dia-a-dia.
- Cadernos dos jornais.
- Características das reportagens quanto a assuntos e linguagem.
- Papel das imagens e das legendas.
- Diferentes opiniões sobre o mesmo assunto.
- Identificação das vozes dentro da reportagem.

Desenvolvimento
O jornal é um portador de diferentes gêneros: textos opinativos (editorial, cartas dos leitores, críticas), notícias, reportagens, dicas culturais, classificados etc. distribuídos em diferentes cadernos. Hoje, os alunos têm acesso a essa linguagem por diferentes formas, inclusive por meio dos telejornais. O trabalho com a leitura desses textos tem como objetivo conhecer essas linguagens para ter uma visão mais crítica do mundo.
O texto de reportagem, tema desta seqüência, é feito com base em pesquisas, entrevistas, levantamento de dados e citações, entre outros recursos. Apresenta diferentes vozes sobre o mesmo assunto e tem linguagem objetiva, clara e baseada na norma culta. Na reportagem, utilizam-se termos que não dão margem a diferentes interpretações. As citações entram entre aspas e as fontes são sempre identificadas. Variados, os assuntos das reportagens são todos aqueles que despertem interesse do leitor.

ATIVIDADE 1 O objetivo desta atividade é identificar o conhecimento que os alunos têm sobre a organização dos jornais. Apresentar a seguinte situação: Uma pessoa precisa encontrar no jornal uma informação sobre um acidente de carro. Onde deve procurar? Observar as opiniões dos alunos. Trazer para sala de aula diferentes jornais e entreguar um exemplar para cada grupo. A primeira tarefa é fazer uma lista dos cadernos do jornal recebido. No fim da atividade, chamar um estudante de cada equipe para colocar no quadro a lista dos cadernos encontrados e qual o tipo de assunto de que tratam. Peça que registrem as informações numa tabela com as seguintes colunas:

Nome do jornal

Cadernos encontrados

Tipo de assunto

Como lição de casa dê alguns assuntos para que coloquem em que caderno deveria aparecer. Exemplos: eleições para a prefeitura, aumento do dólar, time que venceu o jogo final do campeonato e filmes que estrearam no cinema no fim de semana.

ATIVIDADE 2 Apresente aos alunos três textos: uma notícia, uma carta de leitor e uma reportagem. Peça a leitura de cada um dos textos. Pergunte aos alunos as diferenças que percebem entre eles e quais os objetivos de cada um. Registre essas primeiras conclusões numa folha de papel craft. Chame a atenção para a reportagem. Se os alunos não souberem o nome desse tipo de texto, informe. Como lição da casa peça que tragam textos que julguem ser reportagens.

ATIVIDADE 3 Organize a turma em grupos e peça que cada um selecione diversos textos, verbais e não-verbais. Peça que apresentem cada um dos textos, mostrando as características de um. Cada grupo deve avaliar se os textos encontrados pelos colegas são reportagens, propagandas, receitas ou outro tipo de texto, de acordo com o que foi trabalhado em sala. No fim da atividade, solicite que os estudantes apresentem o que cada grupo discutiu. Amplie a lista de características de cada gênero textual encontrado.

ATIVIDADE 4 Apresente uma reportagem e um texto literário copiados para cada aluno . Pergunte de qual caderno deve ter sido retirada a reportagem. Liste no quadro-negro as hipóteses dos alunos. Localize com eles no cabeçalho o nome do caderno e a data. Em seguida, peça que eles identifiquem os títulos, os subtítulos e as imagens. Pergunte sobre o que consideram que a matéria tratará. Escreva no quadro-negro. Leia a reportagem junto com os alunos e chame a atenção para as diferentes opiniões que aparecem no texto. Chame a atenção também para o nome do jornalista responsável. Grife as vozes no texto e as informações contidas nele. Terminada a leitura, volte às hipóteses levantadas antes da leitura e veja quais se confirmaram. Discuta o que foi aprendido, fazendo relação às características do texto literário, observando as intenções, a pontuação, a linguagem e o público destinado.

ATIVIDADE 5 Retome a atividade da aula anterior e organize duplas. Elas devem ler as reportagens trazidas, completando um quadro com as seguintes colunas:

Título

Jornal

Caderno

Assunto abordado

ATIVIDADE 6 Proponha a leitura de diferentes poemas, de diferentes autores. Procure discutir com os alunos o assunto de cada poema, as características de textos poéticos, como escrever um poema. Como tarefa para casa proponha aos alunos que listem qualidades e problemas do lugar onde vivem. Pensar sobre sensações que esse lugar desperta. Quais as cores percebidas, os sons e os cheiros que existem. Na próxima aula, produzir um pequeno verso.

ATIVIDADE 7 Produzir um Baú da Leitura, nele os alunos encontraram diversos textos, organizados em uma pasta, tais como: informativos, receitas, bulas, propagandas, entrevistas, cartas, quadrinhos, reportagens, crônicas, poemas e outros. Além disso, neste Baú, os alunos encontraram vários exemplares de livros e revistas. Cada semana um aluno ficará responsável pelo Baú e realizará atividades de acordo com o gênero que escolher.

ATIVIDADE 8 Produzir uma carta para o Papai Noel, nesta atividade os alunos estarão desenvolvendo a habilidade de escrita, a criatividade e trabalhando o gênero Carta, compreendendo a sua forma padrão, a linguagem utilizada e o destinatário.

Avaliação quanto à análise dos gêneros textuais
Durante a realização das aulas, registre o desempenho dos alunos de acordo com a planilha abaixo:

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Ano:............

Professor(a):.............................

Período de realização: de......../....... a ......../.......

• Nome

• Identifica diferentes textos publicados nos jornais.

• Reconhece características estudadas nos diferentes gêneros textuais.

• Identifica as idéias centrais nos diferentes textos lidos.

• Identifica as diferentes vozes nos textos.

• Trouxe os materiais solicitados.

• Fez os registros pedidos.

Legenda: 1 (sim), 2 (em parte), 3 (ainda não)

Nosso Trabalho


Projetos

• Olimpíada de Português (Poesia)

• Jornal Mural

• Auto – Biografias

• Trocando Bilhetes

• Carta ao Papai Noel

• Produções de Texto

• Analisando entrevistas

• Interpretando diversos textos

• Trabalhando a gramática com os gêneros textuais


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Projeto Novo Mundo IV

Para encerrrar o ciclo de palestras do Projeto Novo Mundo, convidamos a pedagoga Márcia Adriana (integrante da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Sete Lagoas), para falar aos alunos do 8º e 9º ano sobre "Orientação vocacional e profissional".
Para nós foi um enorme prazer recebê-la em nossa escola, pois já realizou um trabalho brilhante como pedagoga do 5º ano e anos finais do ensino fundamental em 2007 e 2008. 
Assim no dia 17/11/2010, juntamente com sua colega Lúcia,  ela conversou com os alunos sobre os seguintes temas: 
  • O que é orientação vocacional;
  • Qual o perfil que o mercado profissional mais solicita hoje;
  • Curso técnico ou curso superior;
  • A importância do ensino médio;
  • Definição e importância do ENEM.

A vocês, Márcia e Lúcia, nosso muito obrigado!!! E muito sucesso!!!

Em 2011, o Projeto Novo Mundo continuará com muitas novidades, aguardem!!! 



terça-feira, 9 de novembro de 2010

Recital de Poesias

Neste sábado, dia 06 de novembro na Casa de Cultura Clara Nunes, aconteceu o X Recital de Poesias da E. M. "Emílio de Vasconcelos Costa", com o tema "Saudades, em vez de um ponto, uma vírgula!
Todo o recital foi em homenagem às professoras Ana Lúcia e Maria de Lourdes, que infelizmente nos deixaram nesse ano e foram realizar o trabalho de educar em outro plano.
As famílias das homenageadas estiveram presentes e puderam se emocionar com as poesias apresentadas por nossos alunos.
Vale aqui ressaltar que todas as poesias recitadas foram sobre o tema saudades e alguns alunos compuseram suas próprias poesias. 

"Não é preciso viver para se ter saudade.
Às vezes grandes sonhos, mesmo que não sejam nossos, mesmo que não tenhamos sonhado, e que não tenham sido vividos, nos deixam saudade.
Você foi um sonho, que jamais será sonhado ou vivido novamente.
Deixou saudades..."
Tadeu Batista

                                                  
'' ... Saudade é amar um passado que ainda não passou, É recusar um presente que nos machuca,  É não ver o futuro que nos convida ... '‘
                                                    Chico Buarque

                                                                                                                   
"Não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre..."
                                       Bob Marley




"Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche."
Martha Medeiros


"Os ventos que às vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar... "
Bob Marley


"Sentimos saudades de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela."
Carlos Drumond de Andrade