quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Programa Semeando

Em 2010, o Semeando completa dez anos e traz como tema a Integração Campo-Cidade. A proposta é valorizar os aspectos culturais de Minas Gerais, tendo como foco a vida do homem do campo, seus valores, sua relação com a natureza, as diferentes culturas, os produtos que atendem e dão vida aos centros urbanos. Nesse ano, a meta é manter o atendimento a 3 milhões de alunos dos 853 municípios do Estado.


E nossa escola não ficou fora dessa festa e está fazendo bonito usando as cartilhas e revistas do Programa Semando.
No turno matutino, aconteceu uma Mini Feira Cultural, onde os alunos expuseram e apresentaram trabalhos que estavam relacionados com a revista "Integração Campo-Cidade" e com a cartilha "Um passeio pela fazenda".

Vejam agora alguns desses temas:
6° ao 9º Ano e PAV
Educação Física: Bandas de Música (com material reciclável) 


Matemática: Aceita um cafezinho?


História e Gografia: Identidade mineira, A origem das cidades e Paisagem urbana.


Ciências: A força do boi e No campo tudo se transforma


5° Ano: Um passeio pela fazenda





No turno vespertino, as professoras apresentaram seus trabalhos durante um momento cultural, conciliando  o tema desenvolvido com os conteúdos trabalhados no 3° bimestre. 
Vejam o que cada turma apresentou:

Educação Infantil: Consciência ecológica - Semear hoje, colher amanhã (painel feito pelos alunos).

 1° Ano: Trabalho com rótulos de alimentos, para mostrar o que vem do campo e o que vem da cidade.

2°Ano: Preservação do nosso planeta. É hora de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos.

3°Ano: Interdisciplinaridade contínua, tanto o campo precisa da cidade, como a cidade precisa do campo.

4° Ano: Reciclar é o nosso lema. Aproveitamos o lixo e construímos o luxo.

PROETI: Com os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e da cartilha do Semeando ressaltamos a importância do campo e da cidade.

Trilhas do Emílio

Para a culminância do projeto "Fotonovela Histórica e Geográfica" da prof. Elza, foi programada uma visita ao Parque Nacional da Serra do Cipó, no dia 18/09/2010. E lá fomos nós: alunos do 8º e 9º anos, diretora, pedagogo e professores para mais uma aventura... e que aventura!
Saímos de Caetanópolis às 05h e 30min (em um sábado...), todos muito bem dispostos, pois a jornada seria longa, principalmente dentro do parque porque para o sucesso do projeto precisaríamos caminhar dezesseis quilômetros para conhecermos a Cachoeira da Farofa.
Chegando ao parque e fomos muito bem recebidos pelo diretor sr. Henri Colleti, pelo nosso guia "Farofa" e também por duas belíssimas araras azuis. Agora mãos à obra e pé na estrada. 
Vejam como foi bonito o nosso percurso e até uma próxima aventura!!!


ESCOLA MUNICIPAL “EMÍLIO DE VASCONCELOS COSTA”
BR 040 Km 454 – Povoado do Pascoal
Caetanópolis – Minas Gerais
Diretora: Claudilene Teixeira Félix Dornas
Pedagogos: Norma Aparecida Alves Ferreira / Rafael Araújo Rocha
“Aqui começa a jornada para o futuro”



PROJETO: Fotonovela Geográfica e Histórica

“A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir
para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar
na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida,
com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global.”

PCN.Meio Ambiente pág. 187

INTRODUÇÃO:

O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem, pode ser definido como sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e a natureza. O espaço geográfico abriga o homem e todos os elementos naturais, tais como relevo, clima, vegetação e tudo que nela está inserido.

O espaço geográfico em sua etapa inicial apresentava somente os aspectos físicos ou naturais presentes como: rios, mares, lagos, montanhas, animais, plantas e toda interação e interdependência entre eles. O surgimento do homem, desde o mais primitivo, que começou a interferir no meio a partir do corte de uma árvore para construção de um abrigo e para caça, impactou e transformou o espaço geográfico.

Nesse primeiro momento as transformações eram quase que insignificantes, uma vez que tudo que se retirava da natureza servia somente para sanar as necessidades básicas de sobrevivência, processo denominado de “meios de existência”. Toda modificação executada na natureza é proveniente do trabalho humano.

É através do trabalho que o homem é capaz de construir e desenvolver tudo aquilo que é indispensável à sua sobrevivência. O termo “trabalho” significa todo esforço físico e mental humano com finalidade de produzir algo útil a si mesmo ou a alguém.

O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico. A partir da Primeira Revolução Industrial o homem enfatizou a retirada de recursos dispostos na natureza a fim de abastecer as indústrias de matéria-prima, que é um item primordial nessa atividade, ao passo que a população crescia era acompanhado pelo alto consumo de alimentos e bens de consumo.

Com o avanço tecnológico, o homem criou uma série de mecanismos para facilitar a manipulação dos elementos da natureza, máquinas e equipamentos facilitaram a vida do homem e dinamizaram o processo de exploração de recursos, como os minerais, além do desenvolvimento de toda produção agropecuária com a inserção de tecnologias, como tratores, plantadeiras, colheitadeiras e muitos outros.

Na produção agropecuária se faz necessário transformar o meio, pois retira toda cobertura vegetal original que é substituída por pastagens e lavouras, essas derivam outros impactos como erosão, poluição e contaminação do solo e dos mananciais. Na extração mineral o espaço geográfico é bastante atingido, sofrendo profundos impactos mudando de forma drástica todo arranjo espacial do lugar que está sendo explorado.

Nos centros urbanos as alterações são percebidas nas construções presentes, essas transformações ocorrem em loteamentos que em um período era somente uma área desabitada e passou a abrigar construções residenciais, além de áreas destinadas ao comércio e indústria. Desse modo, nas cidades de todo mundo sempre ocorrem modificações no espaço, são identificadas nas novas construções, nas reformas de residências, lojas e todas as formas de edificações.

Diante dessas considerações constata-se que o espaço geográfico não é estático, pois até mesmo a deteriorização de um edifício ou monumento é considerado uma alteração do espaço e automaticamente da paisagem, por isso as mudanças são contínuas e dinâmicas. O espaço geográfico é produto do trabalho humano sobre a natureza e todas as relações sociais ao longo da história.

As constantes intervenções humanas no espaço causam uma infinidade de degradação que recentemente tem se voltado contra o homem, desse modo, a natureza está devolvendo tudo aquilo que as ações antrópicas causaram, são vários os exemplos decorrentes das profundas alterações ocorridas principalmente no último século no planeta, como o aquecimento global, efeito estufa e escassez de água.

As décadas de exploração ocasionaram a extinção, somente no século XX pelo menos 15% das espécies da fauna e da flora foram extintas.

A partir das afirmativas, fica evidente que o homem necessita da natureza para obter seu sustento, no entanto, o que tem sido promovido é uma exploração irracional dos recursos que, se continuar nesse ritmo, provavelmente as próximas gerações enfrentarão sérios problemas, além de comprometer a vida de todos os seres vivos na Terra, inclusive o homem, caso o problema não seja solucionado.

Sendo assim, o Projeto Fotonovela tem como foco o estudo das alterações no meio ambiente e a diferenciação entre campo e cidade, buscando através de estudos no meio social alternativas de intervenções diretas para que as futuras gerações trabalhem com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade.



- OBJETIVO GERAL:

  • Observar e identificar as diferentes histórias, paisagens e população, tendo como foco a descoberta de diferentes culturas e as principais modificações feitas pelo homem no meio ambiente.

- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver no aluno a noção das diferentes paisagens;
  •  Identificar as principais diferenças entre essas;
  • Observar e concluir sobre a necessidade das mudanças nos espaços;
  • Perceber sobre populações e características principais;
  • Conscientizar sobre a importância da preservação e estudo do meio ambiente;
  • Analisar a diferença entre cidade e campo;
  • Desenvolver a oralidade;
  • Melhorar a socialização;
  • Desenvolver a criatividade.
  • Reconhecer e conhecer as diversas histórias que as comunidades apresentam;
  • Comparar diferentes culturas;
  • Descobrir fatos, histórias e acontecimentos interessantes que estão presentes nas histórias de vida dos habitantes dessas comunidades.

- ÁREAS:
  • Português;
  • Geografia;
  • História;
  • Ciências.

- SÉRIES ENVOLVIDAS:

  • Alunos do 8º e 9º ano.

- DESENVOLVIMENTO:
  • Aula expositiva sobre cultura, paisagem e oralidade (áreas específicas);
  • Trabalho com filme “Viagem ao Centro da Terra”, debatendo questões sobre o projeto;
  • Visita a comunidade escolar, fotografando e registrando as ruas, pessoas e curiosidades encontradas;
  • Montagem da fotonovela, tendo como referência as imagens e registros coletados durante a visita a comunidade;
  • Viagem com os alunos para outras comunidades no intuito de confrontar novas realidades com as pesquisadas na comunidade; 8º e 9º ano: Ouro Preto ou Serra do Cipó.
  • Montagem dos relatórios com base nos registros realizados durante as viagens.
  • Montagem da segunda fotonovela a partir das fotos coletadas na viagem.
  • Apresentação dos trabalhos montados a comunidade escolar.

- CULMINÂNCIA:
  • Apresentação da fotonovela;
  • Escolha dos melhores trabalhos e premiação;
  • Confraternização dos alunos.

- AVALIAÇÃO:

Será avaliada a oralidade, escrita e participação dos alunos no desenvolvimento do projeto, levando em consideração a criatividade, envolvimento entre os participantes, compromisso, comportamento e pontualidade.


- MATERIAL:

  • Máquina fotográfica;
  • Computador com programa adequado;
  • Data show.

DURAÇÃO: Aproximadamente 2 meses (agosto e setembro).


OBS: Este trabalho estará ligado à preparação da Feira Cultural e Científica a ser realizada no mês de setembro de 2010 e ao Programa Semeando.


RESPONSÁVEIS:
  • Claudilene Teixeira Félix Dornas : Diretora.
  • Rafael Araújo Rocha: Pedagogo.
  • Cleuza Maria Pinto: Professora de História.
  • Elza Piedade de Souza Lacerda: Professora de Geografia e História.
  • Maria Aparecida dos Santos : Professora de Língua Portuguesa.
  • Aparecida de Fátima França Ferreira: Professora de Ciências.
  • Poliana Pinto Ribeiro: Professora de Língua Portuguesa .

Agradecimentos especiais:
- Secretária Municipal de Educação de Caetanópolis: srª Magda
- Secretário Municipal de Transportes de Caetanópolis: sr. Caio
- Diretor do Parque Nacional da Serra do Cipó: sr. Henri Colleti
- Guia do parque: "Farofa"
- Professores, funcionários, pais e alunos da E. M. "Emílio de Vasconcelos Costa".